top of page

Contrabaixo

Close-Up vista de cordas de guitarra bai
     Baixo elétrico, chamado também de contrabaixo elétrico, viola baixo, baixão ou simplesmente baixo é  um instrumento de cordas. É utilizado por diversos gêneros musicais modernos.
     O baixo elétrico tradicional e popular que a maioria das bandas de rock usa é muito similar a  uma guitarra elétrica, mas com o corpo maior, um braço mais longo e uma escala mais extensa. Em geral, os baixos elétricos mais comuns possuem quatro cordas, e estas são afinadas, tradicionalmente, da mesma maneira que os contrabaixos de orquestra, sendo as mesmas notas que as quatro cordas grossas (graves) de uma guitarra (isto é, Mi, Lá, Ré, e Sol), mas cada uma destas cordas é afinada uma oitava mais grave, em tom, do que a guitarra.
 
Para evitar o uso excessivo de linhas suplementares inferiores na pauta da partitura, a notação musical do baixo/contrabaixo é feita na clave de baixo (em Fá) e a anotação das notas musicais deve ser feita em transposição de uma oitava acima, relativamente ao som que o baixo deve emitir.
 
    Isto é, o som do baixo quando lendo de uma partitura para baixo, vai soar uma oitava mais grave do que as notas escritas na pauta. De forma semelhante ao que ocorre com uma guitarra, para tocar o baixo elétrico com seu potencial sonoro total deve-se conectá-lo a um amplificador específico para contrabaixos; isto é essencial para as apresentações ao vivo, uma vez que o som do baixo elétrico sem amplificação é demasiadamente baixo por conta dele ter um corpo sólido.

    As nossas aulas são individuais (Presenciais ou Online) e com duração de 1 hora semanal.
   O conteúdo das aulas é completo e diversificado permutando entre técnica, teoria e repertório. O aluno recebe todo o material necessário para o estudo semanal.
Por serem aulas personalizadas, o professor pode analisar e estimular os talentos inatos ao aluno e ao mesmo tempo propor estudos específicos com o objetivo de sanar dificuldades pessoais.

bottom of page