images.jpg

Flauta Doce

   A flauta doce (português brasileiro) ou flauta de bisel (português europeu) é um instrumento de sopro de origem medieval, de palheta fixa (aresta), com oito furos tapados diretamente com os dedos, muito utilizado hoje em musicalização. A origem deste instrumento está nos antigos instrumentos folclóricos que ainda podem ser encontrados em diversas partes da Europa hoje, como o czakan, da Hungria(dez furos) ou a flauta dupla da antiga Iugoslávia. Muitos destes instrumentos eram feitos de tubos de bambu ou cana naturais, enquanto a flauta doce era um instrumento torneado em madeira. Foi o instrumento musical mais popular na Idade Média.

   Ela produz um som melodioso. Como todo instrumento musical, para ser tocada, é necessário estudo de suas técnicas. É o mais antigo dos instrumentos da família de tubo interno. Consiste em um tubo, com furos para sete dedos e um furo para o dedo polegar, que serve como chave de oitava.    

 

 


 

Apoio

© 1997 by Band Leader Escola de Música 

Av. Dr. Guilherme Dumont Villares, n°618, Morumbi, São Paulo - Fone: (11) 3742-3895 - Whats: (11) 9-8432-0488 bandleader@bandleader.com.br