top of page

 

Piano

piano vertical
    O piano de cauda tem a armação e as cordas colocadas horizontalmente. Necessita por isso de um grande espaço pois é bastante volumoso. É adequado para salas de concerto com tetos altos e boa acústica.
     Existem diversos modelos e tamanhos, entre 1,8 e 3 m de comprimento e 620 kg.
     O piano vertical tem a armação e as cordas colocadas verticalmente. A armação pode ser feita em metal ou madeira. Os martelos não beneficiam da  força da gravidade.

    As nossas aulas são individuais (Presenciais ou Online) e com duração de 1 hora semanal.
   O conteúdo das aulas é completo e diversificado permutando entre técnica, teoria e repertório. O aluno recebe todo o material necessário para o estudo semanal.
Por serem aulas personalizadas, o professor pode analisar e estimular os talentos inatos ao aluno e ao mesmo tempo propor estudos específicos com o objetivo de sanar dificuldades pessoais.

     Pode considerar-se um outro tipo de piano: o piano automático ou pianola. Trata-se de um piano com um dispositivo mecânico que permite premir as teclas numa sequência marcada num rolo.
    Alguns compositores contemporâneos, como John CageToni Frade e Hermeto Pascoal, inovaram no som do piano ao colocarem objetos no interior da caixa de ressonância ou ao modificarem o mecanismo. A um piano assim alterado chama-se piano preparado.
    A Família Real portuguesa incentivou o uso do pianoforte no Brasil.
     Há ainda o piano digital, que guarda em uma memória os sons a serem reproduzidos. Difere dos teclados digitais por simular a sensação das teclas dos pianos acústicos, e por simular também um piano comum em sua estrutura externa. Apesar de sua estreita semelhança com os pianos acústicos no que diz respeito ao som e às teclas, possui vantagens como a capacidade de alterar o volume do piano e também permitir o uso de fones de ouvido.

 

 


 

bottom of page